Projetos de Arquitetura e respetivas especialidades da Via Pedonal e Ciclável entre os principais polos do concelho

Município de Sabrosa 

Resumo do Projeto Realizado

O projeto de execução foi dividido em duas fases distintas, totalizando cerca de 7.910 metros de intervenção (3.660m na Fase 1 e 4.250m na Fase 2).

1. O Traçado e Cenários de Implementação

O eixo ciclável proposto consiste numa pista bidirecional exclusiva com 2,40m de largura útil, implementada maioritariamente no lado sul/nascente das vias existentes.

Foram definidos dois cenários principais, adaptados à realidade de cada trecho:

  • Cenário 1 (Traçado Contínuo): Implementado em zonas rurais ladeadas por campos agrícolas, onde foi possível desenvolver um traçado contínuo. Nesses locais, a ciclovia está ao mesmo nível da estrada, separada apenas pela berma, e foram previstos muros de contenção típicos da região para proteger os terrenos agrícolas.
  • Cenário 2 (Zona “30 + BICI”): Utilizado em áreas de aglomerado habitacional ou serviços (como a Av. Cidade de Cebu e partes da EN323), onde o espaço canal é reduzido. Nestes troços, não foi possível a segregação, optando-se por uma faixa de circulação partilhada com veículos motorizados, com limite de velocidade a 30km/h, assinalada com sinalização específica no pavimento.

2. Pavimentação e Terraplenagens

  • Pavimento da Ciclovia: A estrutura é composta por uma camada de base em agregado britado (0,20m) e uma camada de desgaste em betão betuminoso, finalizada com um acabamento superficial slurry seal de cor vermelha, conferindo-lhe uma identidade visual distinta.
  • Pavimento Pedonal: Nas zonas de novos passeios, propõe-se calçada em blocos de betão retangulares sobre uma almofada de cimento e areia.
  • Movimentação de Terras: O projeto prevê a execução de trabalhos de terraplenagens substanciais.

3. Sinalização e Drenagem

  • Sinalização Horizontal: Inclui a pintura de linhas verdes contínuas (0,20m) para delimitar a faixa partilhada “30 + BICI”, símbolos de velocípede e triângulos de cedência de prioridade específicos para a ciclovia.
  • Sinalização Vertical: Envolve a relocalização de sinais existentes e a implantação de nova sinalização de regulamentação (proibição, obrigação) e de perigo, em conformidade com as normas da União Europeia, garantindo a retroreflexão e visibilidade.
  • Drenagem: A inclinação transversal da ciclovia foi orientada para os terrenos adjacentes para garantir a drenagem pluvial. Em zonas de corte, está prevista a construção de caleiras em meia cana, e os novos muros incluirão bueiros para a passagem da água.

O Caderno de Encargos deste projeto faz referência ao Caderno de Encargos Tipo Obras (CETO) da IP – Infraestruturas de Portugal, S.A., sublinhando o rigor e a conformidade técnica da solução proposta.

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